Conselho Científico e corpo redatorial
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Publicado em 11-06-2017
- Escrito por Super User
- Visitas: 4402
DIREÇÃO
Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave
RESPONSÁVEL EDITORIAL
Doutor Paulo Cezar Lepetri, Universidade do Minho
CONSELHO CIENTÍFICO
Dra. Maria José Vieira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Joana Moura, Unidade Local de Sáude do Minho
Dr. Pedro Freitas, Centro Hospitalar do Alto Ave
Dra. Almerinda Pereira, Hospital Escala Braga
Dra. Cláudia Melo, Centro Hospitalar de São João
Doutora Conceição d’ Orey, Hospital CUF Porto
Professora Doutora Henedina Antunes, Hospital Escala Braga
Doutora Antonieta Dias, Hospital CUF Porto
CORPO REDATORIAL
Dr. Paulo Teixeira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Cristina Miguel, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Fernanda Carvalho, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Paula Fonseca, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Sónia Carvalho, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Susana Gama Sousa, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Raquel Cardoso, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dr. Filipe Oliveira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Clara Vieira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Margarida Figueiredo, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Cecília Martins, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Alexandra Sequeira, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Felisbela Rocha, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Filipa Almeida, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Sara Figueiredo Lopes, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dra. Soraia Tomé, Centro Hospitalar do Médio Ave
Dr. Álvaro Sousa, Centro Hospitalar do Médio Ave
Normas de publicação
- Detalhes
- Categoria: Sample Data-Articles
- Publicado em 11-06-2017
- Escrito por Super User
- Visitas: 6022
Normas de publicação
1 - Informações gerais
A Revista "Ecos do Minho" destina-se a todos os profissionais da saúde e a quantos estejam envolvidos na promoção do bem-estar da criança e do jovem.
2 - Tipos de artigos
A Revista "Ecos do Minho" contempla a publicação de artigos de investigação original, casuísticas (série de casos), casos clínicos, imagens em pediatria, artigos de revisão/atualização e artigos de opinião. Os artigos a publicar deverão versar problemas de interesse para a saúde global da criança e do jovem. As opiniões expressas nos artigos são da inteira e exclusiva responsabilidade dos autores. Os artigos de revisão ou atualização e artigos de opinião geralmente são solicitados pelos editores.
.
3 - Submissão dos manuscritos
Os manuscritos devem ser submetidos ao Editor da "Ecos do Minho" através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou enviados por correio (envio do suporte digital) para Revista Ecos do Minho - Associação Pediátrica do Minho – CHMA – Unidade de Famalicão – Rua Cupertino de Miranda, Apartado 31, 4761-917 Vila Nova de Famalicão. A carta de apresentação deve incluir: 1) título do manuscrito, 2) nome dos autores e filiação institucional, 3) especificação do tipo de artigo e 4) declaração de transferência dos direitos de autor, assinada por todos: "Os autores abaixo assinados transferem os direitos de autor do manuscrito (título do artigo) para a Revista Ecos do Minho na possibilidade deste ser publicado. Os abaixo assinados garantem que o artigo é original e não foi anteriormente publicado". Situações excecionais de textos não originais poderão ser apreciadas. Os trabalhos propostos serão submetidos à Redação da Revista, que poderá aceitá-los, solicitar correções ou rejeitá-los. Não são cobradas aos autores taxas referentes à submissão ou processamento dos artigos.
.
4 - Formatação dos manuscritos
O manuscrito deve ser redigido em Português, em coluna única, a dois espaços, com letra de dimensão 12. Aconselha-se a utilização dos formatos de letra Times New Roman ou Arial. As quatro margens devem ser de 2,5 cm. Todas as páginas devem ser numeradas incluindo a página do título. Devem ser inseridas quebras de página entre cada secção do manuscrito. O número de autores deve ser restrito aos que verdadeiramente participaram na conceção, realização e escrita do manuscrito.
O manuscrito deve ser apresentado na seguinte ordem:
Primeira página: Título (em Português e em Inglês), autores, instituições, endereço para correspondência.
Segunda página: Resumo e Palavras-chave (3 a 6) (em Português) de acordo com o MeSH (Medical Subject Heding) - http://www.nlm.nih.gov/mesh. O Resumo não deve exceder as 250 palavras.
Terceira página: Deve incluir o conteúdo da segunda página, com tradução exata em Inglês (Abstract e Keywords), segundo as mesmas normas.
Quarta página e seguintes: deve incluir o texto do artigo e bibliografia (em Português).
Os artigos de investigação original e casuísticas incluem introdução e objetivos do trabalho, material e métodos, resultados e principais conclusões. O texto destes artigos (incluindo os artigos de revisão), não deve exceder as 3000 palavras e ter um máximo de 30 referências bibliográficas no caso dos artigos originais e casuísticas e até 40 nos de revisão. Os casos clínicos devem ser estruturados em introdução, descrição do(s) caso(s), discussão (incluindo a conclusão); a conclusão deve destacar os aspetos que justificam a publicação do caso ou série de casos. O texto não deve exceder as 1500 palavras e um máximo de 15 referências bibliográficas. Imagens em Pediatria, consiste na descrição sucinta de um caso clínico com imagem elucitadiva do mesmo. Deve iniciar-se pela descrição do caso (dados mais relevantes da anamnese, exame físico, eventuais exames complementares de diagnóstico e uma a três imagens elucidativas, com implicações diagnósticas e/ou na prática clínica), seguido de breve descrição teórica do tema em causa com destaque para os aspetos que justificam a publicação do caso. As imagens (a cores ou a preto e branco) deverão ser de elevada qualidade. Esta secção prescinde de resumo (e abstract), o texto não deve ultrapassar as 500 palavras e deve conter um mínimo de 3 referências bibliográficas (máximo 5).
Texto. Os artigos devem ser divididos em 4 secções:
a) Introdução com definição / caracterização dos objetivos do trabalho.
b) Material e Métodos (critérios de seleção dos casos, identificação das técnicas utilizadas).
c) Resultados (apresentados na sequência lógica do texto, das figuras e dos quadros). Não usar ilustrações supérfluas ou repetir no texto dados dos quadros.
d) Discussão e conclusões (implicações e limitações dos resultados, sua importância). As conclusões devem estar relacionadas com os objetivos enunciados inicialmente. Não deve repetir os resultados mas sim discutir os resultados.
Referências bibliográficas. Número de autores: até 6, todos; 7 ou mais autores, apenas os três primeiros, seguidos de et al.; as referências devem numeradas por ordem de entrada no texto e mencionadas da seguinte forma:
• Artigo de revista - Ex: Kusel MMH, Klerk NH, Holt PG, et al. Role of respiratory virus in acute and lower respiratory tract ilness in the first year of life. Ped Infect Dis J 2006;25:680-6.
• Capítulo de livro - Ex: Cherry JD, Nieves DL. The Common Cold. In: Feigin RD, Cherry JD, Demmler-Harrison GJ, Kaplan SL. Feijin & Cherry’s Textbook of Pediatric Infectious Diseases, 6th ed. Philadelphia. Saunders Elsevier; 2009;138-46.
• Livro - Nelson JD, Bradley JS. Nelson’s Pocket Book of Pediatric Antimicrobial Therapy. 14th ed. Philadelphia. Lippincott Williams & Wilkins; 2000.
• Página web - Gostin LO. Drug use and HIV/AIDS (JAMA HIV/AIDS web site). June 1, 1996. Available at: http://www.ama-assn.org/special/hiv/ethics. Accessed June 26; 2004.
• Comunicações em congressos/jornadas - Harrigan PR, Don W, Weber AE, et al. Mutated RT and protease. (Abstract I - 115). In: 38th Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy, San Diego, California, September 24 to 27, 1998. Washington, DC: American Society for Microbiology; 1998.
• Abreviaturas de Revistas, consultar http://home.ncifcrf.gov/research/bja/
Ilustrações. Devem ser incluídas após as referências bibliográficas. As figuras devem ser anexas após os quadros e tabelas. Devem ser mencionadas no texto todos os quadros, tabelas e figuras.
Cada Quadro ou Figura deve ser apresentado em páginas separadas, juntamente com os respetivos título e notas explicativas. As Figuras, incluindo gráficos, mapas, ilustrações, fotografias ou outros materiais, devem ser formatadas em computador ou digitalizadas. As ilustrações que incluam fotografias que permitam identificação de doentes, deverão ser acompanhadas pela autorização do doente, ou seu responsável legal, permitindo a sua publicação, devendo ter os olhos tapados ou desfocados digitalmente, de modo a impedir a sua identificação. Apenas serão publicadas citações, tabelas ou ilustrações cuja origem esteja sujeita a direitos de autor, com citação completa da fonte e/ou com autorização do detentor dos direitos de autor.
As Legendas devem ser explícitas, de forma a não haver necessidade de recorrer ao texto e devem ser colocadas da seguinte forma:
• Legendas dos quadros e das tabelas: são colocadas por cima do corpo da tabela ou quadro.
• Legendas das figuras: são colocadas por baixo da respetiva imagem.
.
5 - Modificações e revisões dos manuscritos:
Caso o artigo seja aceite para publicação, mas sujeito a alterações, estas devem ser efetuadas pelos autores num prazo de 15 dias.